Outubro Rosa

21. 10. 11

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

O mês de outubro é conhecido mundialmente pelo movimento Outubro Rosa (Pink October), esse é o mês de conscientizar e alertar a população da importância do diagnóstico precoce do Câncer de Mama, é também um movimento popular internacional, que surgiu em 1997 nos EUA.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo mais comum da doença no mundo e o mais frequente entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos. O número anual de ocorrências no país é estimado em cerca de 49 mil e embora menos comum, homens também podem ser atingidos! Fica o alerta.

Pra quem tem casos de câncer na família, o alerta é redobrado, pois a chance de desenvolver um câncer posteriormente é bem maior. A maneira mais simples de prevenção é o auto-exame, porém, para mulheres acima dos 40 anos é preciso pelo menos uma mamografia por ano. 

Quem convive com a doença sabe o quanto ela pode ser avassaladora. Tenho casos de câncer  na família, e um deles era de mama, vivo essa triste realidade de perto e sei o quanto ela maltrata uma pessoa. Pra mim, aderir a essa campanha, é uma questão mais forte, pois, vivemos em alerta para que mais ninguem desenvolva a doença na familia.

O importante é na realidade, focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais.

Que tal então usar algo na cor rosa pelo menos um dia do mês e durante esse dia tentar passar essa informação adiante? Assim você adere a causa e ajuda a salvar a sua e vida de muitas pessoas. Pois o câncer diagnosticado no inicio é muito mais fácil de ser curado.

Beijos
Lila PinK

Escrito por
Lila Pink
Arquivado em: Saúde
Tags:


Comentários via Facebook
  • Comentários via Blog

  • moderowany katalog stron 05/01/2013 at 9:20

    Hello….. Thanks for sharing superb informations. Your web site is very cool. I am impressed by the details that you have on this website. It reveals how nicely you understand this subject. Bookmarked this web page, will come back for more articles. You, my frie…